terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Insularidades


Alberto João Jardim é, por vontade própria, um político polémico. Alberto João Jardim é, por vontade própria, um provocador. Mas é, também, e a sociedade não se pode alhear a esse facto, o grande responsável pelo exponencial crescimento daquela que era a ilha/zona mais pobre da União Europeia, aquando da nossa chegada à UE. E, por vontade própria, Alberto João Jardim alterou o que parecia o futuro predestinado daquela região insular.

Perguntavam-me, há umas horas atrás, o porquê desta sua demissão. Birrice? Querer dar nas vistas?

Alberto João Jardim é, por vontade alheia, expressa em votos, o garante do dia-a-dia e, neste caso, do futuro, da Madeira. Foi eleito, há dois anos e meio, com maioria absoluta, com base num programa eleitoral, exequível, que previa os habituais fundos europeus e nacionais. O actual governo resolveu alterar as regras. Bem ou mal, Alberto João Jardim deixará de contar com os dinheiros que previa e, inevitavelmente, com a capacidade financeira para executar algumas das suas propostas eleitorais. Jogo baixo, talvez, este de alterar as regras do jogo não participando nele. Mas, sobre Sócrates, um blogue inteiro não chegava para a análise de incoerências.

Alberto João Jardim fez bem, a meu ver, em abdicar do seu mandato. Candidatou-se, há dois anos e meio, com um programa eleitoral, para quatro anos, que previa determinados fundos. O governo central, egocentricamente, cortou-lhos. Urge fazer um novo programa, menos audaz. Urge fazer um novo programa adequado às novas imposições do continente.

Mais modesto, o novo programa eleitoral, a ser votado daqui a dois ou três meses, será bem mais real. E adaptado à realidade vigente.

A posteriori - Os Açores, que Sócrates queria salvaguardados por governados por socialistas, sofrem, a prazo, com a lei aprovada. Alberto João Jardim, por sapiente e experiente, dá a bofetada de luva branca a Sócrates.

A má gestão política acaba, inevitavelmente, nisto. Ganham-se referendos (não políticos e mal politizados), e perdem-se votantes (onde as aspirações socialistas começavam a crescer)...

___________________
ADENDA - Publicado, originalmente, aqui.

1 comentário:

spring disse...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente, viajando pela história da sétima arte
bom fim-de-semana
paula e rui lima